O Sol e a Pele
O sol, fonte de luz e calor tem múltiplas funções para o nosso organismo, que são ativadas após poucos minutos de exposição diária ao sol. Dentre essas podemos citar a estimulação da síntese de Vitamina D, importante para o fortalecimento dos ossos, equilíbrio das taxas de cálcio e fósforo e estímulo do processo de melanogênese, ou seja pigmentação da pele (melanina), além de melhorar a disposição e humor.
Porém essa mesma energia que é vital para o equilíbrio do organismo, se mal aproveitada, pode desencadear danos imediatos ou acumulativos à pele.
- Danos imediatos: são aqueles que aparecem logo após a exposição ao sol, como vermelhidão, ressecamento, e queimaduras na pele.
- Danos acumulativos: só são percebidos ao longo do tempo, muitas vezes aparecendo após anos. A exposição frequente ao sol leva ao envelhecimento precoce da pele (fotoenvelhecimento), apresentando-se por meio de manchas, rugas, alterações de textura e progressiva perda de elasticidade, redução da defesa natural da pele, causando alterações e danos no DNA celular (células da pele) e facilitando o aparecimento de algumas doenças, como algum tipo de câncer de pele.
Conhecendo as Radiações Solares
- Raios UVA: causa danos cumulativos, e são responsáveis pela formação de radicais livres, danos indiretos ao DNA celular, formação de câncer e são causadores do envelhecimento precoce. Sua radiação atinge as camadas mais profundas da pele, como a derme.
- Raios UVB: causam danos imediatos, são responsáveis pela síntese de vitamina D no organismo, mas também pelas queimaduras solares e pelos danos ao DNA, essa radiação é responsável por 65% dos cânceres de pele.
- Luz Visível: trata-se de todo o tipo de luz, do sol, das lâmpadas artificiais como tela de computador, tablets e smartphones. Pode desencadear ou piorar doenças de pele, além de provocar manchas escuras, principalmente no rosto. 60% das pessoas gastam mais de 6h por dia em frente a equipamentos digitais. Estudos demostram que a luz visível pode gerar um estresse oxidativo, levando ao envelhecimento precoce.
OS FILTROS SOLARES/ FOTOPROTETORES
- o PPD é designado para proteger contra a radiação UVA, que é responsável pelo fotoenvelhecimento, afetam nossa pele o ano todo, independente da estação.
- o FPS determina o fator de proteção contra os raios UVB, que protege a pele contra as queimaduras solares.
Como escolher o melhor Fotoprotetor?
Em primeiro lugar, devemos observar o protetor solar com amplo espectro FPS que da informação de proteção UVB, e muito importante também verificar se o protetor possui informação de proteção UVA que é o PPD, esse valor deve ser em média 1/3 do valor do FPS. Dessa forma, você garante a proteção da sua pele de forma eficaz e evita o surgimento ou o agravamento das manchas e previne o fotoenvelhecimento da pele.
O protetor solar deve ser adequado para cada tipo de pele e o consumidor deve sentir conforto durante o uso. Peles secas se adaptam melhor aos protetores que possuem o benefício de hidratação. Protetores que contam com antioxidantes em suas fórmulas podem ser aplicados com objetivo complementar a prevenção contra o envelhecimento precoce da pele. Para peles oleosas, são indicados protetores de toque seco e com o benefício do controle de oleosidade e brilho.
Diferente dos raios UVB, os raios UVA afetam nossa pele o ano todo, independente da estação. Esse tipo de radiação traz prejuízos à pele, desde lesões mais simples, manchas e até o câncer de pele.
Veja abaixo algumas indicações de excelentes Fotoprotetores:
- Fotoprotetor para peles Acneicas e Oleosas, inibe a proliferação de acnes. possui ação anti-brilho, anti-oleosidade, com com princípios ativos secativos e anti-acne.
- Fotoprotetor para peles Mistas, Secas e Delicadas, possui toque seco e ação antioxidante e hidratante.
- Fotoprotetor para Peles Manchadas, com ação e princípios ativos clareadores não agressivos e antioxidantes.
- Fotoprotetor para peles Maduras, com ação anti-age e rejuvenescedor
- Fotoprotetores com Cor – BB Cream, sendo indicado para todos os tipos de peles: mista, seca, normal, sensível, manchada, com melasma e acneica, possui toque seco, e ação antioxidante.
IMPORTANTE
- O filtro solar é um produto vital ao uso cotidiano, em dias nublamos ou ensolarados, no verão e no inverno. Uso contínuo, em dias de descanso e no trabalho.
- A fotoproteção deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que se forme uma barreira protetora, e deve ser reaplicado á cada 3 horas.
Um grande Abraço e Boa Proteção!
Referências:
Sandra, L. Dermatologia Estética, 2015 & Harris. Pele do Nascimento à Maturidade,2016.